A eficiência energética é uma preocupação crescente para muitos proprietários de edifícios. Afinal, um edifício ineficiente pode aumentar significativamente os custos das contas de luz e água, ou do condomínio e esgotar o orçamento operacional. Para alcançar um edifício de alto desempenho, é fundamental tomar decisões informadas em cada etapa do processo arquitetônico.

Uma das maneiras mais eficazes de melhorar o desempenho de um edifício é utilizar softwares de simulação energética. Nós incorporamos a simulação energética de alto nível desde o início de cada projeto, utilizando a simulação ao longo de todo o projeto para testar opções e auxiliar a equipe de projeto a tomar as melhores decisões.

Neste artigo, vamos explicar em mais detalhes o que é a simulação energética e como ela é usada em cada fase do projeto, ajudando você a entender seus benefícios.

O que é Simulação Energética?

Simulação Energética - celular

A simulação energética é o processo de testar um modelo de edifício por meio de softwares especializados para estimar o consumo de energia de um edifício. O objetivo é encontrar um edifício que ofereça a menor Intensidade de Uso de Energia (EUI – energy use intensity, para sua sigla em inglês), ou seja, a quantidade de energia utilizada por metro quadrado por ano.

Durante o processo arquitetônico, a simulação energética permite comparar opções tanto para decisões de projeto tanto em grande escala quanto em pequena escala, incluindo:

  • Formato do edifício (relação altura x largura, profundidade das plantas, átrio central, formato em L, etc)
  • Orientação solar (eixo principal norte-sul, ou leste-oeste, posicionamento das janelas, etc)
  • Acesso à luz natural (profundidade das plantas, átrio central, formato em L, etc
  • Sistemas passivos e ativos (vidros, sistema de ar condicionado, etc.)

Essas opções são frequentemente avaliadas em conjunto com os custos iniciais e as métricas de conforto dos ocupantes, ajudando a tomar decisões alinhadas com os objetivos e o orçamento de cada projeto.

Simulação Energética no Processo Arquitetônico

Idealmente, a simulação energética deve ocorrer em todas as etapas do projeto. Ela é mais eficaz quando você testa continuamente diferentes opções e itera a melhor abordagem possível. Nos estágios iniciais, você pode testar opções de formato e orientação, com simulações tipo “simple box”, e posteriormente testar elementos de projeto e sistemas ativos mais detalhados.

Realizamos simulações energéticas “simple box” ou de alto nível no início do projeto, com modelos cada vez mais detalhados à medida que o projeto avança. 

Projeto Conceitual ou Preliminar

A simulação energética começa com o teste de decisões de projeto de baixo nível. Nesta fase, a equipe de arquitetura sugere formatos de edifícios e porcentagem de vidro em cada fachada e nossa equipe de engenheiros especializados testa diversas versões simplificadas, conhecidas como modelos “simple box“, e compara a EUI prevista com as referências do setor e os objetivos do projeto.

Esses testes ajudam a encontrar o tamanho e o formato mais eficientes para o edifício. Além disso, também testaremos opções de orientação solar, que podem ter um grande impacto na eficiência energética e no conforto dos ocupantes.

Anteprojeto

Com os custos em mente, será possível ajudar a equipe de projeto escolher a melhor opção e seguir em frente com o projeto. No Design Esquemático, serão testados elementos mais detalhados do edifício, como a tipo de vidros e de materiais construtivos, uso de brise-soleil nas diferentes orientações, analisando como diferentes opções impactam o desempenho, o acesso a luz natural e o conforto térmico.

Projeto Executivo

No final do anteprojeto, o projeto deve ter uma direção clara. No projeto executivo, serão refinadas as opções exploradas anteriormente e serão escolhidos produtos, equipamentos específicos, sistemas de ar-condicionado e equipamentos. Ao longo dessa fase, a equipe de projeto solidificará essas escolhas nos Memoriais Descritivos e Especificações dos Documentos Contratuais.

Projeto as-built

Nesta fase, a simulação energética ainda pode ser usada para validar os sistemas instalados e servirá para a documentação de normativas de sustentabilidade e programas federais, como o Procel Edifica.

Quais são os Próximos Passos?

Custos elevados de contas de energia ou condomínio podem arruinar o orçamento de um edifício ou inviabilizar a aquisição de novos inquilinos. A construção de um novo edifício ou a renovação de seu espaço existente é uma oportunidade para melhorar o desempenho energético e reduzir as despesas. O software de simulação energética é uma ferramenta eficaz para aumentar a eficiência energética.

No início do processo de projeto, você pode esperar resultados da simulação energética que vão auxiliar sua equipe na definição do formato, tamanho e orientação do edifício. À medida que avança, a simulação ajudará você a definir tipos de vidro, uso de elementos de sombra e tipo de sistema de ar condicionado.

Lembre-se, o desempenho energético é apenas um dos fatores a considerar no projeto de um edifício. Ao simular opções de projeto, leve em conta fatores que impactam o conforto térmico e o bem-estar dos ocupantes, que também poderão ser simulados.

 

Para saber mais sobre Simulação Energética, entre em contato conosco!