Em 2018, a FIESP publicou um estudo que indicava algumas macrotendências para o ano de 2030. 5 anos depois, podemos fazer uma avaliação sobre os pontos levantados, principalmente porque muitas delas não são tão positivas e podem ser trabalhadas.

As macrotendências para 2030

Indo direto ao ponto, as macrotendências são:

– Intensificação da demanda por alimentos

– Aumento da demanda por energia

– Expansão do entretenimento e turismo

– Mudança no padrão de produção

– Urbanização e emergência de megacidades

– Infraestrutura moderna e competitiva

– Envelhecimento da população

– Aumento das tensões geopolíticas 

Veja o estudo completo clicando aqui.

Nesse artigo, vamos focar nas macrotendências que estão diretamente ligadas ao propósito do Estúdio Letti e ao que podemos atender. 

São elas:

– Aumento da demanda por energia

– Mudança no padrão de produção

– Infraestrutura moderna e competitiva

Aumento da demanda por energia

Segundo o estudo da FIESP, a demanda por energia vai aumentar. Neste cenários, se destacam novas fontes de energia renovável como  Eólica, Fotovoltaica, Hidroelétrica

Biomassa e resíduos. 

Nos apontamentos do estudo, há a preocupação com a distribuição da energia e o armazenamento mais inteligente. É previsto que aumentem o investimento em infraestrutura energética e que os consumidores virem produtores, utilizando fontes sustentáveis.

Aqui no Estúdio Letti já estamos neste ponto. Nosso trabalho é justamente criar estruturas sustentáveis, que melhorem o desempenho energético e gerem essa economia tão necessária diante de uma demanda maior. 

O prédio que adota a certificação LEED, por exemplo, pode conseguir uma economia de energia significativa, principalmente a longo prazo. Em muitos casos, essa economia passa de 30%.

No estudo também é citado fontes como a energia solar, algo que é muito presente nos nossos projetos, já que a geração de energia colabora, e muito, com a pontuação LEED.

Aliás, o estudo também destaca que o Brasil é um dos países com mais potencial energético do mundo. O que traz um valor ainda maior para o nosso trabalho.

Mudança no padrão de produção

“Crescimento econômico demandará maior consumo energético. Produção com maior eficiência energética será necessária para maior equilíbrio ambiental”

Certamente este é o tópico mais diretamente ligado ao nosso serviço. Aqui fica evidente que no futuro a eficiência energética e práticas sustentáveis se tornarão uma necessidade que passará a ser exigência, tanto por governos como por parceiros comerciais. 

Empresas, pessoas e lugares que não se adaptarem a essa realidade, poderão enfrentar consequências pesadas. É previsto, inclusive, que uma das tendências seja a restrição comercial para quem não estiver seguindo normas que acolham o desenvolvimento e produção sustentável.

Edifícios sustentáveis possuem uma diminuição no padrão de consumo, pois existe uma estratégia educativa para os usuários e, também, na maneira como o edifício é construído e em todo o processo de destinação dos resíduos, contribuindo ainda mais para a mudança de mentalidade dos envolvidos na etapa de obra.

Infraestrutura moderna e competitiva

Esse tópico sobre infraestrutura é bem abrangente e fala sobre diversos pontos como transporte, comunicação, água e esgoto e insumos minerais. 

Um projeto sustentável se caracteriza por estar próximo de infraestrutura urbana que colabore para a redução no uso de veículos, e acaba incentivando as administrações municipais a criar redes de ciclovia, transporte público de qualidade e com frequencia alta. Do ponto de vista de quem está incorporando, os edifícios sustentáveis precisam ter vagas prioritárias para veículos eficientes, carregadores para veículos elétricos, vagas para bicicletas para funcionários e visitantes e vestiários e duchas para quem chega desta forma no edifício.

Além disso, uma grande parte destes projetos é feita com materiais que causam menos impacto no meio-ambiente e no ambiente construído.

Ou seja, além da modernização, há também uma troca interessante para que a estrutura seja mais verde. 

Conclusão

Após 5 anos, estamos vendo muitas dessas tendências caminhando para a confirmação. 

Nós aqui do Estúdio Letti fazemos parte dessa transformação, oferecendo um serviço que otimiza energia, é sustentável e ajuda o meio ambiente. 

Para saber mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco. Basta clicar aqui.